O Instituto PROA é uma das principais pontes entre a juventude periférica e o mercado de trabalho formal no Brasil. Desde sua criação, em 2007, oferece formação gratuita de qualidade a jovens de baixa renda da rede pública de ensino para conquistarem o primeiro emprego. Em sua trajetória, já atingiu mais de 90 mil pessoas, ultrapassando 11 mil inserções no mercado de trabalho. Na prática, os números representam, para a economia, um impacto de R$ 15 milhões mensais, considerando a soma dos salários por mês de todos os empregados por meio do PROA, e de R$ 205 milhões, somando-se os salários anuais. A instituição tem como presidente e CEO Alini Dal’Magro, formada em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de São Paulo (USP). Sob a liderança da especialista, que tem mais de 15 anos de experiência no setor de negócios educacionais e escalabilidade, o PROA foi reconhecido como uma das melhores ONGs do Brasil em 2024 e persegue a meta de impactar 350 mil jovens até 2030. Em constante expansão, a instituição está presente em 2.761 cidades de 12 estados brasileiros. Com foco na inclusão produtiva, fornece qualificação técnica, cultural e socioemocional por meio de programas exclusivos em formatos híbridos e on-line. Sua principal iniciativa é a “Plataforma PROA”, que alcança uma taxa de empregabilidade de 65% entre os jovens formados. A instrução conta com trilhas formativas obrigatórias e virtuais nas áreas de projeto profissional, autoconhecimento, comunicação e raciocínio lógico, além de módulos técnicos opcionais em administração, logística, educação financeira, entre outros. Outra iniciativa de destaque é o curso “ProProfissão”, que gera para o mercado novos programadores Java. A formação de seis meses é semipresencial em São Paulo, voltada a jovens entre 17 e 22 anos que estejam cursando ou tenham se formado no 3º ano do ensino médio em escola pública. A taxa de empregabilidade do “ProProfissão” é de 80% entre os formados. O instituto também mantém o videocast “Bate-Papo com CEO”, em que líderes de grandes empresas compartilham histórias de sucesso no universo de gestão de negócios. Apresentado por Alini, o projeto tem como objetivo inspirar os sonhos e as ambições profissionais dos jovens. O PROA tem o apoio de mais de cinco mil empresas empregadoras, 40 financiadores, além de uma rede com cerca de 250 voluntários. A instituição também é amparada por doações de empresas e cidadãos que acreditam no poder transformador da educação e da instrução para o mercado de trabalho. Instituto PROA
Últimos Releases