Spark revela insights para alavancar as campanhas de Natal usando o marketing de influência
Empresas podem intensificar presença digital unindo creators às estratégias
O Natal é uma das datas mais importantes para o comércio, impulsionando a economia com a compra de presentes, itens decorativos e alimentos para as comemorações. Entre tantas opções e demandas, um fator se destaca para a decisão de compra dos clientes: a opinião de criadores de conteúdo. Segundo uma pesquisa realizada pela Spark em parceria com a MindMiners, cerca de 46% das pessoas pesquisam as indicações de influenciadores na hora de decidir qual produto consumir. Além disso, 36% delas afirmaram que a publicidade influencia diretamente nesse processo. E, claro, durante o fim do ano isso também acontece.
Para basear as marcas que desejam ocupar ainda mais o ambiente digital, a Spark, empresa referência em marketing de influência, produziu o insight “Natal em números”, que mapeia o mercado e ressalta o impacto positivo do marketing de influência no consumo durante as festas de fim de ano.
Mas, se os influencers são tão importantes para as campanhas de Natal, quais deles mais se encaixam com o tipo de produto ou serviço que cada empresa está vendendo? Pensando nisso, Rafael Coca, co-fundador e CSO da Spark, explica que o ideal é procurar profissionais que se enquadram nos temas mais abordados durante a época. Na prática, as marcas contextualizam seus produtos e serviços à data festiva, por meio de creators que produzem conteúdos com dicas de presentes e receitas para a ceia, por exemplo.
De acordo com o empresário, os influenciadores participam de todas as etapas da venda de um produto. “Eles agregam à visibilidade, aumentando a consideração de compra e impulsionando a conversão. São diversas maneiras de uso dos influenciadores, mas é importante ter claro o objetivo para guiar a estratégia, principalmente no fim de ano, quando a criatividade e a assertividade são essenciais para uma marca se destacar”, finaliza.
Outro ponto importante a ser considerado, segundo o especialista, é o trabalho dos micro influenciadores, que são as contas que têm entre cinco e 25 mil seguidores. Eles representam em torno de 43% dos profissionais que estão envolvidos em campanhas da área. Isso acontece porque, além de ter um público mais nichado, eles produzem conteúdos mais autênticos, oferecem o toque mais pessoal às campanhas e atingem uma audiência altamente engajada.
Sobre a Spark
Fundada em 2014 pelos publicitários Rafael Coca e Raphael Pinho, a Spark – powerhouse especializada em marketing de influência que pertence ao Peek Group – trabalha com um ecossistema integrado de serviços e soluções de tecnologia voltadas à creator economy. A empresa possui o propósito de apoiar marcas, agências e influenciadores a desbravarem todo o potencial do segmento em um mercado novo, de rápido crescimento e em constante mudança. Em 2021, recebeu o troféu do Prêmio Caboré na categoria “Serviços de Marketing”.