Expansão: empresários Rafael Coca e Raphael Pinho lançam holding e investem em novas vertentes da creator economy
Peek contempla as companhias Spark, Resenha Digital Clube e Makerz
Criada para estruturar um ecossistema de soluções para marcas e criadores de conteúdo, a Peek é o novo investimento dos empresários Rafael Coca e Raphael Pinho no mercado de influência. A holding vai reunir três empresas com grande destaque no segmento: a Spark, powerhouse de marketing de influência que atende marcas e agências; Resenha Digital Clube, mediatech de conteúdo esportivo criado por páginas em redes sociais; e Makerz, focada em empresariamento e desenvolvimento de negócios para influenciadores. Com a iniciativa, Coca e Pinho vão ampliar a atuação estratégica e o escopo de serviços voltados à creator economy. A previsão é que o faturamento da Peek supere R$ 350 milhões até o fim de 2024.
A Peek tem o propósito de desbravar o potencial total do segmento de marketing de influência, gerando valor para marcas e creators, por meio de um ecossistema de empresas. “Observamos que a disciplina amadureceu, atraiu mais atenção e investimento. Portanto, consideramos um movimento importante a consolidação de serviços sob um mesmo guarda-chuva. Apesar da convergência entre as empresas, a nossa atuação será feita de forma descentralizada em cada área”, pondera o co-presidente Raphael Pinho.
O grupo conta com uma base sólida, composta por 275 funcionários, e visão definida sobre o segmento, atreladas à expertise estabelecida pelos sócios. “Queremos reforçar o nosso protagonismo e endossar o melhor padrão de entrega do marketing de influência. Estruturamos a Peek para agrupar as três empresas que já estão em operação e, também, abrimos espaço para os próximos movimentos que planejamos em busca da nossa expansão nesse mercado”, ressalta o executivo.
Assim como Pinho, o empresário e publicitário Rafael Coca responde como co-presidente da Peek. Os dois executivos fundaram a Spark, empresa mais antiga do grupo, em 2014, e seguem com os cargos de CEO e CSO (Chief Strategy Officer), respectivamente.
Com mais de 500 clientes atendidos, como Vivo, Amazon, Unilever, Natura, Kenvue, Renner e Mercado Livre, e quatro mil campanhas com cinco mil influenciadores e creators, a Spark se consolidou como especialista em apoiar marcas e agências a explorarem todas as possibilidades desse mercado de rápido crescimento e em constante mudança.
Negócios para influenciadores
A novidade fica por conta do lançamento da Makerz, empresa focada na aceleração de carreira, monetização de conteúdos autorais e desenvolvimento de negócios para talentos – entre artistas, creators, influenciadores e nativos digitais. “O foco é acelerar o crescimento dos agenciados enquanto empreendedores do próprio negócio, visando fortalecer suas atuais fontes de receitas, assim como buscar novas oportunidades, indo além da publicidade digital”, explica Rafael Coca.
A nova empreitada tem como sócios Gilberto Zurita e Danielle Tavares, que são CEO e diretora artística, respectivamente. Zurita traz ao grupo uma bagagem consolidada sobre o mercado de mídia OOH (Out Of Home), agregando conhecimento e experiência também relacionados a negócios. Já Danielle tem carreira consistente no segmento de agenciamento e gestão de projetos.
Faz parte do grupo também o Resenha Digital Clube (RDC), lançado em 2022, junto do jornalista Ivan Moré e do publicitário Leandro Gléria, que atua como Diretor de Operações. Focada na produção de conteúdo, a mediatech conta com mais de 50 páginas exclusivas, que alcançam uma audiência de 40 milhões de pessoas mensalmente. O foco do negócio, que também tem Zurita como CEO, é apoiar marcas na geração de conversas autênticas e de alto engajamento por meio dessas páginas.
Em um ano, foram mais de dois mil conteúdos publicitários em campanhas de marcas como Ambev, Unilever, Heineken, Itaú, Magalu, Maturatta, Mercado Livre, Nissin, SportingBet, Volkswagen, Zé Delivery e 365Scores, entre outras. Grandes agências também foram atendidas no período, incluindo Africa, Almap, BETC, FCB, Soko, VMLY&E e WMCcann.
Direção Executiva
Paulo Pimenta
Relacionamento com a imprensa
Fábio Madeira – fabio@bpmcom.com.br
Carol Borges – carol@bpmcom.com.br
Letícia Moura – leticia@bpmcom.com.br