Bio – MC Cabelinho
Aos 27 anos, MC Cabelinho é um cantor, compositor, ator, apresentador e empresário carioca nascido na comunidade Pavão – Pavãozinho – Cantagalo, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Figura muito popular e referência para artistas da nova geração do trap e funk, ele acumula mais de 9.5 milhões de ouvintes mensais no Spotify e mais de 21 milhões de seguidores nas redes sociais.
Atualmente, o artista está no ar no canal Multishow com o “TVZ Temporada MC Cabelinho”, que ganhou o apelido de TV Cria durante a sua gestão. Oruam, Sorriso Maroto e MC Chefin são alguns dos convidados que já passaram pelo programa, e outros como Diogo Defante, MC Carol de Niteroi e MC Ryan SP são aguardados até o fim da temporada, em novembro.
Victor Hugo, seu nome de batismo, ficou conhecido por seus hits “Toda Hora” (2017) e “Era Uma Vez” (2019), versões de “Me Namora”, do Natiruts, e da faixa homônima de Kell Smith, respectivamente. Com seu terceiro álbum de estúdio, “LITTLE HAIR” (2021), o artista foi lançado ao estrelato e entrou pela primeira vez no TOP 50 Álbuns Brasil do Spotify, e sucessos como “X1” e “ESSÊNCIA DE CRIA” ranquearam no TOP 50 Brasil da plataforma.
Em dezembro de 2022, lançou “LITTLE LOVE”, que teve a melhor estreia de um álbum de rap na história do Spotify Brasil e foi o sexto maior debut geral de álbum da plataforma no país, com 5,4 milhões de streams. O disco, que conta com a participação de artistas como Ludmilla, Gloria Groove e Baco Exu do Blues, chegou à segunda posição do TOP 50 Álbuns Brasil. Por meses, o cantor manteve seus dois últimos trabalhos de estúdio entre os mais escutados do país no aplicativo.
“LITTLE LOVE” teve 11 de suas 13 músicas figurando no TOP 50 Brasil do Spotify, tornando MC Cabelinho o artista com o maior número de faixas no chart (“QUEM SOU EU?”, “SEXY”, “VALHO NADA”, “MINHA CURA” “GRIFINÓRIA”, “NA TUA MENTE”, “CAOS”, “TANTO FAZ”, “INTENÇÃO”, “UM ERRO” são as que apareceram no TOP 50). Já no YouTube, três das canções alcançaram as primeiras posições da plataforma: “QUEM SOU EU?”, que chegou com um videoclipe, “FOGO E GASOLINA” e “SEXY”.
Alguns meses depois, Cabelinho lançou a versão deluxe do álbum, com mais cinco faixas, incluindo uma versão remix de “MINHA CURA” com participação de Belo. Além do pagodeiro, Anitta e Oruam participaram do disco nas músicas “TE ENCONTREI” e “BEM MELHOR”, respectivamente.
Seu primeiro papel na TV foi na novela “Amor de Mãe” (Globo, 2021), escrita por Manuela Dias com direção artística de José Luiz Villamarim. MC Cabelinho viveu o traficante Farula e contracenou com grandes nomes nacionais como Vera Holtz, Douglas Silva e Humberto Carrão. Em 2023, voltou às telinhas como Hugo, um traficante que larga o mundo do crime por amor, no sucesso da TV Globo “Vai Na Fé”. Inicialmente escrito para morrer, o personagem de Cabelinho ganhou destaque ao longo da trama e garantiu sua presença até o fim da novela, em agosto.
Além de seu trabalho na música e na TV, MC Cabelinho atua ativamente dando oportunidade e visibilidade para pessoas de comunidades. Em 2022, ele abriu a gravadora Bairro13, que hoje conta com seis artistas da cena trap carioca vindos de regiões como Rocinha, Chapadão, Lins e PPG. Amante e praticante das artes marciais, o carioca promoveu neste ano um campeonato de jiu jitsu exclusivo para moradores de comunidades com remuneração em dinheiro. O preço do ingresso para assistir a competição era 1kg de alimentos não perecíveis, que foi doado para a CUFA (Central Única das Favelas).