“Used To Be”: De noiva, Anitta finaliza trilogia de funk em clima romântico
Depois de “Funk Rave” e “Casi Casi”, produção chega para concluir bundle visual da cantora
Amor, aventura e muito funk. São esses os ingredientes selecionados por Anitta para compor o videoclipe de “Used to Be”, que ganha o mundo ao meio-dia desta quinta-feira (24). Parte do bundle “Funk Generation: A Favela Love Story”, o vídeo chega para concluir a trilogia de audiovisuais do projeto, que é composto por três faixas e nos apresenta uma amostra do próximo álbum da cantora.
Funk melody que remonta aos primeiros hits da artista, como “Meiga e Abusada”, “Used To Be” tem produção musical assinada pelo DJ Gabriel do Borel – responsável pelas três músicas do novo trabalho – além de replicar a parceria com Márcio Arantes. A girl from Rio conta ainda com o sueco ILYA, conhecido por sucessos como “Unholy” (Sam Smith feat. Kim Petras) e “Problem” (Ariana Grande).
“Adoro esse clipe. É fofo, engraçado e divertido, além de mostrar um lado mais apaixonado meu”, comemora a cantora, que assina a direção criativa do audiovisual. “Gosto muito da forma com que o vídeo conclui super bem a trilogia, mas também funciona por si só. Tá lindo!”.
Continuação direta de “Casi Casi”, o videoclipe de “Used to Be” foi gravado na comunidade da Vila Cascatinha, na zona oeste do Rio de Janeiro, no decorrer de um dia inteiro. Um pedido de casamento dá o start da história, durante um almoço de Anitta com o interesse romântico que conhecemos em “Funk Rave”. Apaixonada, ela aceita. Mas o casório é interrompido por um sequestro, arquitetado pelos admiradores enciumados da artista. Ainda vestida de noiva, ela precisa se desdobrar para fugir do cativeiro e correr atrás de seu final feliz.
Produtor executivo do projeto, Felipe Britto dá mais curiosidades da megaprodução: “Pensamos em cada detalhe neste clipe, pois seria o encerramento de uma história de amor. Na primeira cena do ‘sequestro’, por exemplo, aconteceu algo bem inusitado: todos os presentes na igreja, inclusive a Anitta, realmente se assustaram com a entrada dos ex-namorados. Acabamos usando este primeiro susto no corte oficial”, ele recorda.
No figurino, o clima de romance característico do videoclipe se dá por cores mais suaves e signos do universo amoroso, afirma o stylist Daniel Ueda – responsável pela moda de todo o bundle. “‘Used to Be’ é uma reviravolta da história, em que Anitta quer casar e se tornar uma menina ‘comportada’. Depois de ‘Casi Casi’, que tem muito mais pele à mostra, aqui ela surge mais fluida, com vários babados, tons de rosa, lilás e off-white”, ele expõe.
Um dos grandes destaques do audiovisual, o vestido de noiva usado por Anitta nas cenas do casamento e do sequestro foi feito à muitas mãos. “Ela já tinha uma ideia da cabeça, eu fiz os croquis e, junto com o Andre Betio, fomos construindo”, explica Ueda, referindo-se ao estilista que já assinou looks para Gisele Bündchen.
Daniel revela ainda que o apreço pelos estilistas brasileiros e pelo upcycling (técnica de transformação de roupas e tecidos antigos em novas peças), muito marcante nos dois primeiros vídeos da série, é reforçado aqui.
O lançamento de “Funk Generation: A Favela Love Story” chega logo após o anúncio de que “Funk Rave”, seu single abre-alas, rendeu uma segunda indicação da carioca ao MTV Video Music Awards (VMA). Ela concorre, ao lado de nomes como Bad Bunny e Shakira, na categoria Best Latin – a mesma vencida por ela em 2022, com “Envolver”.
FICHA TÉCNICA – USED TO BE (VIDEOCLIPE)
Produced by GINGA PICTURES
Creative Director: Anitta and Marcelo Jarosz
Directed by Ricardo Souza
Executive Producer: Felipe Britto
Producer: Mel Chapaval Lebensztajn
Asst Executive Producer: Bernie Walbenny
Director of Photography: Miguel Vassy
Production Designer: Zé Luca
Line Producer: Tim Maia
Anitta’s Stylist: Daniel Ueda
Anitta’s Hair and Make Up Artist: Henrique Martins
1AD: Matheus Faria
2AD: Filipe Leon
3AD: Ariel Lebensztajn
Production Supervisor: Talita Cassiano
Transport Coordinator: Bruna Las Casas
1st PA: Gabriela Viviani
2nd PA: Natalia Costa
Location Manager: Pica Pau do Sul
Platô: Felipe Cobete
Ass. Platô: Leonardo de Oliveira, Key, Moacir de Souza, Felippe menezes, Anderson Skinny e Lucas Ferreira
Casting: iCast
Extras Casting: Case
Choreographer: Amanda Araujo
Ballet: Ana Livia, Giulia Valle.
Stand-in Anitta: Andressa Melo
Invited Cast: Yuri Meirelles, Kikito.
Extras: Agattha Oliveira, Belinha, Bete Sabbo, Bruno Bergani, Carmon Cardoso, Ed Edson, Edson Vitoriano, Eduardo Paes, Erick Taollie, Evaldo Paiva, Fernanda Ketlen, Gabi Peranzeta, Gabriela Lacerda, Helio Galindo, Iohan, Jacira Pastor, Jade Cardozo, José Jorge, Julia de Oliveira, Karolly, Lais Brasil, Leonardo Santos, Lorran Solis, Lucas, Marcello Padilha, Marcia Paiva, Marco Costa, Marlene Freitas, Matheus Voltes, Milla de Paula, Renan Soares, Ricardo Gomes, Rodolfo Freund, Ronie Patrinife, Ruben Castorino, Stella Manzoni, Vanie Tato, Vinicius Cardozo, Well Prince, Wesley Moulin.
Art Coordinator: Maria França
Prop Master: Roberta Costa
Art Director: Luiz Carlos Costa
Art assistant: Francine Albernaz
Set Dresser: Ronald da Silva, Thiago do Nascimento, Vinícius Palhares
Painter: Miguel Basílio da Silva
Adhesive: Wallace dos Santos, Marcio Barbosa
Cenotechnic: Clodoaldo Bernardo
Graphic Designer: Guiga Almada
VFX: Marcelo Couto
VFX Asst: Luciano Freire, Leandro Ennes, Raimundo Souto, Rodrigo de Oliveira
Director of Photography (2nd Unit): Pedro Viana
1AC: Caique Barboza
2AC: Maria Luiza Abreu
1AC (2nd Unit): Uerlem Queiroz
Logger: João França, Rafaella Arcuschin
VTR: Guilherme Medeiros
BTS (video): Patrick Marinho, Bernie Walbenny, Brunini
BTS (photos): Ricardo Brunini
Sound Mixer: Igor Leite Araújo
In-ear: Teleponto (Telson Pereira)
Gaffer: Vitinho
BB Electric: Jorge Sena
Electric: Thales Maciel, Roberto de Lima (Coelho), Alexandre Rabello (Xandinho), Marcio Laureano, Luciano Martins
Key Grip: Hallfmam
BB Grip: Jamilson Lima Dos santos
Grip: Douglas Macario, Jonatas de Melo, Julio dos Santos, Wiliam Aquino
Stylist: Bella Cardoso
Wardrobe Asst: Carolina Bittencourt
Wardrobe Asst: Thiago José Bastos, Juliana Ribeiro, Mariany Miguel
Ass. Stylist Ueda: Hugo Machado, Bruna Cidade, Camila Moutinho, Marcelo Felippe
Wardrobe Asst: Salvadora, Eliana Ruth, Marenice Candido, Laura Lima
Make Up Artist Cast: Ana França
Ass. Make Up Artist Cast: Carlindo Mamedes, Maurilio Gomes, Wagner Resende
Hair: Andréia Jovito
Ass. Make Up Artist Anitta: Ricardo Leal, Melissa Tostes
Nails: Mayra Pinto
Camera Equipment: Trovão
G&E Gear: All Cine, The Best, Naymovie, Roblis,
Production Supplies: ETC Locações, Di Tudo
Catering: Set Refeições
Operational Support: BodyGuard
Generator: Translig Geradores
Post Production: BTFLY Coletivo
Editor: Allex Deracco
Asst Editor: Phillipe Cunha
Post Production Coordinator: Jumair Carvalho
FICHA TÉCNICA – USED TO BE (MÚSICA)
Composição: Larissa De Macedo Machado, Savan Kotecha, Melony Nathalie Redondo, Rami Yacoub, Dj Gabriel do Borel, ILYA Salmanzadeh, Márcio Arantes
Produção musical: Dj Gabriel do Borel, ILYA, Márcio Arantes
Mixagem: Serban Ghenea em MixStar Studios
Assistente de mixagem: Bryce Bordone
Masterização: Randy Merrill em Sterling Sound
Gravação por: Ilya Salmanzadeh em MXM Studios
A&R: Wendy Goldstein, Warren Hatch, Aldo Gonzalez, Duarte Figueira
Participam da faixa:
Anitta: Vocais
DJ Gabriel do Borel: backing vocal, baixo, percussão, teclado, arranjos de teclado, programação
ILYA: backing vocal, baixo, percussão, teclado, arranjos de teclado, programação
Wendy Goldstein: backing vocal
Savan Kotecha: backing vocal
Rami Yacoub: backing vocal
Melony Nathalie Redondo: backing vocal
Márcio Arantes: backing vocal, baixo, percussão, teclado, arranjos de teclado, programação