Bio – Anitta
Em 2013, Anitta firmou seu nome no cenário musical ao lançar ”Show Das Poderosas”. Essa música e o seu clipe venceram as categorias “Música Chiclete” e “Melhor Clipe”, respectivamente, do Prêmio Multishow de Música Brasileira 2013.
No mesmo ano, a cantora e compositora foi eleita “Cantora Revelação” pelo iTunes e pelos críticos da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Virou um fenômeno nacional e alcançou o topo das paradas de sucesso das rádios, mantendo os primeiros lugares de todas as rádios do Brasil nos lançamentos de seus singles. A revista americana Forbes comparou Anitta com a Shakira por conta do “World Music Appeal” (apelo musical mundial) e afirmou que a cantora tinha potencial para ser uma superstar global.
Em 2015, Anitta também levou para casa os prêmios de “Melhor Artista Latina” no Europe Music Awards (EMA) e “Melhor Cantora” pelo Prêmio Jovem Brasileiro e pelo Melhores do Ano 2015, do programa Domingão do Faustão. Além disso, foi a artista feminina mais ouvida do ano no Spotify e eleita a mulher mais sexy do mundo pela revista VIP.
Em junho de 2016, a cantora foi convidada especial do MIDEM (maior feira de negócios da área musical, situada em Cannes, França) como grande case de sucesso nacional. Na coletiva, com a presença de Stu Bergen, CEO – International & Global Commercial Services, Warner Music Group (USA), Iñigo Zabala – President of Latin America & Iberia, Warner Music Group (USA), e tendo como mediador, Jem Aswad, Contributing Editor – Billboard (USA), foram apresentados ao público todos os números extraordinários de sua carreira.
Anitta também foi uma das estrelas da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, quando se apresentou ao lado dos cantores e compositores Gilberto Gil e Caetano Veloso. Em outubro do mesmo ano, fez um dueto com o italiano Andrea Bocelli – um dos maiores nomes da música internacional – nos shows do tenor em São Paulo e Curitiba, em sua mais recente passagem pelo Brasil.
O primeiro álbum de Anitta leva seu nome e foi lançado em julho de 2013, com 14 faixas. Nele, a cantora assina a autoria da maioria das canções. O segundo álbum, “Ritmo Perfeito”, foi lançado em julho de 2014. A música de mesmo nome ganhou na categoria de “Melhor Música” do Prêmio Multishow 2015, no qual Anitta também venceu na categoria “Melhor Show”. “Bang” (2016) foi o terceiro álbum de sua carreira e contou com 15 faixas inéditas. O clipe da música-título já soma mais de 300 milhões de visualizações desde o lançamento, fazendo de Anitta a única cantora brasileira a atingir esse feito.
A turnê de “Bang” foi premiada como “Melhor Show” no Prêmio Multishow de 2016. Na mesma ocasião, Anitta levou para casa o troféu de “Melhor Música” por “Blecaute”, uma parceria com a banda Jota Quest. Depois do último álbum, a artista emendou no lançamento de singles e clipes que trouxeram ainda mais visibilidade para seu já expressivo trabalho. O primeiro deles foi a faixa “Ginza”, um dueto de Anitta com J Balvin. Os dois lançaram o hit mundial em uma versão remix exclusiva para o Brasil.
Já “Sim ou Não”, gravada com o fenômeno colombiano Maluma, estreou em primeiro lugar no iTunes. Com menos de um mês de lançamento, seu clipe atingiu a incrível marca de 25 milhões de views . Os artistas também gravaram uma versão totalmente em espanhol da música, intitulada “Sí o No”, especialmente para o público latino.
Em seguida, a cantora participou na música “Switch”, de Iggy Azalea. Na divulgação, Anitta se apresentou com a australiana no programa The Tonight Show, comandado por Jimmy Fallon, tornando-se a primeira brasileira a participar como atração musical do talk show.
O clipe e single “Paradinha”, hit solo em espanhol que marcou a estreia de Anitta no mercado fonográfico internacional, também foi sucesso. Teve o melhor desempenho do ano de 2017 por visualizações no mesmo dia, recebendo mais de 5 milhões de visualizações no primeiro dia de lançamento. Isso faz a Anitta ser a “Top Official Music Video By First-Day” em visualizações no Brasil. Em uma semana, “Paradinha” somou 21 milhões de views no YouTube. Atualmente o clipe passa dos 168 milhões de visualizações, número que continua crescendo.
Em 2017, a cantora lançou em parceria com o Major Lazer e Pabllo Vittar o single e clipe de “Sua Cara”. O vídeo foi gravado no Deserto do Saara, no Marrocos, e também conta com a presença de Diplo, um dos DJs integrantes do trio Major Lazer. “Sua Cara” bateu os recordes mundiais de clipe mais assistido em 24 horas no ano de 2017 e clipe mais rápido da história a alcançar 1 milhão de likes.
Em setembro, Anitta lançou um projeto inédito no Brasil: “CheckMate”, no qual prometeu lançar uma música e clipe exclusivo por mês. Foram ao todo quatro novas canções e vídeos até dezembro de 2017. “Will I See You”, cantada totalmente em inglês, do produtor americano Poo Bear, foi o primeiro lançamento dessa fase musical de Anitta. Ainda no mesmo idioma, em outubro, foi a vez de “Is That For Me”, com o DJ sueco Alesso. Com o cantor colombiano J.Balvin lançou em novembro “Downtown”. Para finalizar o projeto, a artista voltou às origens que a tornou conhecida e trouxe o funk “Vai malandra”, com participações de MC Zaac e Maejor ft. Tropkillaz e DJ Yuri.
Os números alcançados comprovam o sucesso do “CheckMate”. “Downtown” e “Vai Malandra” entraram para o “Top 50 Global”, chart do Spotify que mostra as músicas mais tocadas do mundo. No Youtube, “Vai Malandra” bateu recordes de visualizações e foi o clipe brasileiro mais assistido em 24 horas.
Em 18 janeiro de 2018, Anitta participou de “Machika”, nova canção de J.Balvin com Jeon. No canal do cantor colombiano a música já possui mais de 136 milhões de visualizações. Primeiro single solo depois do projeto CheckMate, “Indecente” foi lançado em 26 de março de 2018. Anitta inovou mais uma vez ao fazer um clipe ao vivo pela primeira vez no Brasil. O cenário para a gravação foi a festa de aniversário de 25 anos da cantora, em sua casa, no Rio de Janeiro. A letra da música é em espanhol e é de autoria dos compositores internacionais DVLP, Justin Quiles, Fuego e Luyo, tem produção de DVLP, Josh Gudwin, DJ Yuri Martins e mixagem de Josh Gudwin.
Em 20 de julho Anitta lançou “Medicina”. A canção concorria com “Veneno” numa disputa em que toda a equipe da cantora deveria escolher qual seria seu próximo single. A letra é em espanhol e fala como música é uma linguagem global, que é capaz de unir as pessoas e curar, feito remédio. A composição é de Mau (da dupla “Mau y Ricky”) e Caceres (“Felices Los 4”) e a produção é de John The Producer. O clipe já ultrapassa 110 milhões de visualizações.
O mês de outubro de 2018 foi de grande importância na carreira da artista. No período de 10 dias, Anitta recebeu 3 prêmios internacionais em países diferentes. A cantora conquistou o prêmio de “Melhor Clipe” com “Medicina”, no Latin American Music Awards, em Los Angeles.
Seis dias depois, na Cidade do México, ela recebeu o troféu de “Melhor Cantora Internacional” na premiação “Homem do Ano” da revista GQ mexicana. Por último, levou o prêmio de “Melhor Artista Brasileiro” no EMA 2018, premiação da MTV europeia, realizada em Bilbao, na Espanha. Anitta também foi indicada ao Grammy Latino nas categorias “Melhor Fusão/Interpretação Urbana” com “Sua Cara” e “Melhor Música Urbana” com “Downtown”. A artista também participou da cerimônia e entregou o troféu de “Melhor Álbum de Salsa”.
Já no dia 09 de novembro, Anitta lançou o primeiro EP de sua carreira, “Solo”. O trabalho contém três músicas, uma em cada língua: “Veneno”, em espanhol, “Não Perco Meu Tempo”, em português, e “Goals”, em inglês, um presente de Pharrell Williams. Na data, ela disponibilizou as três músicas e clipes ao mesmo tempo nas plataformas digitais. Somados, os três vídeos já totalizam mais de 60 milhões de visualizações no Youtube.
Em 16 de novembro do ano passado, a artista também estreou a sua docussérie, “Vai, Anitta”, na Netflix. A primeira temporada conta com 6 episódios de cerca de 30 minutos cada. As imagens fazem uma retrospectiva da carreira de Anitta e mostram os bastidores do “Projeto CheckMate” e do “Bloco das Poderosas”, no Rio e em Salvador.
Em janeiro de 2019, Anitta foi a primeira artista brasileira a participar do Spotify Singles, um projeto feito pelo Spotify, maior plataforma de streaming musical do mundo, que incentiva a criação de conteúdos inovadores. Para a ação, a cantora lançou uma versão acústica de “Veneno” e um cover de “thank u, next”, de Ariana Grande.
Em 01 de fevereiro, Anitta lançou “Terremoto”, música em parceria com Kevinho. O clipe foi um remake do icônico “I’m Still in Love with You”, de Sean Paul ft. Sasha, de 2002. A letra fala sobre uma mulher poderosa, que atrai a atenção de todos. “Quando ouvi pela primeira vez, já sabia que iria pegar. O refrão é bem chiclete e é uma batida gostosa de dançar”, diz a cantora. A música estreou em primeiro lugar no ranking Brasil de diversos aplicativos de música.
Em 5 de abril, a artista lançou seu álbum trilíngue, “Kisses”, com músicas em português, inglês e espanhol. Ao todo, o novo trabalho é composto por 10 canções inéditas, com participações de Snoop Dogg, Papatinho, Alesso, Prince Royce, Swae Lee, Ludmilla e Caetano Veloso. No próprio dia 5, Anitta disponibilizou todos os 10 clipes das músicas que compõem Kisses. Para o lançamento do projeto, a artista esteve presente em eventos no Rio de Janeiro, Los Angeles e Madri.
Em 14 de junho, Madonna lançou o álbum Madame X. Na faixa de “Faz Gostoso”, Anitta canta com a cantora. De acordo com a revista Variaty, a música é a melhor colaboração do álbum novo de Madonna. O resultado da parceria foi tão bom que as cantoras interagiram pelas redes sociais na ocasião do lançamento. Ainda em junho, foi lançada “Pa`Lante”, música do DJ colombiano Alex Sansation com Anitta e Luis Fonsi.
No dia 11 de julho, o público conheceu mais um feat da cantora. Ela divide os vocais de “Muito Calor” com o cantor porto-riquenho Ozuna. Na mesma ocasião, foi lançado o videoclipe da canção, todo gravado no Rio de Janeiro. Com pouco mais de 24 horas, o vídeo já tinha atingido a marca de 3,5 milhões de visualizações no Youtube.
O funk invadiu o Palco Mundo do Rock in Rio com Anitta no dia 5 de outubro. Um ano após se apresentar no Rock in Rio Lisboa, a cantora estreava como headliner do palco principal do festival no Brasil. Na apresentação, ela fez uma viagem por sua carreira musical, levando inclusive um “paredão de funk” como um dos cenários. No setlist, estavam grandes hits da cantora, como “Show das Poderosas”, “Bang”, “Paradinha”, “Downtown”, “Terremoto” e “Vai Malandra”.
Em outubro, a cantora anunciou mais um projeto: “Brasileirinha”. Desta vez, a carioca gravou apenas músicas em português com diversos parceiros. O primeiro lançamento foi “Some Que Ele Vem Atrás”, uma colaboração com Marília Mendonça. As duas lançaram a música ao vivo em uma performance intimista no Prêmio Multishow 2019, no dia 29 de outubro.
Anitta concorreu ao 20o Grammy Latino, que aconteceu no dia 14 de novembro, em Las Vegas. O álbum trilíngue “Kisses” foi indicado na categoria Melhor Álbum de Música Urban, uma das principais do prêmio. Além estar na lista de indicados da noite, a cantora brasileira abriu a premiação com uma performance toda em espanhol de “La Vida Es Un Carnaval”, ao lado de Milly Quezada, Olga Tañón e Tony Succar.
O palco da festa Combatchy, em que Anitta convida cantores para duelarem com ela, foi o escolhido para o lançamento da música homônima, “Combatchy”, e de seu clipe. Na faixa, disponibilizada no dia 19 de novembro, Lexa, Luísa Sonza e Mc Rebecca se juntam a Anitta em um duelo de canto e dança. O clipe ficou em primeiro lugar na lista Em Alta do Youtube. A música alcançou o topo do Spotify Brasil e entrou na lista Top 100 global da mesma plataforma de streaming.
No dia 7 de dezembro, Anitta levou para o Parque de Madureira, na Zona Norte do Rio, o show que apresentou no no mesmo ano no Rock in Rio. Batizado de Made in Honório, o evento foi gratuito e reuniu cerca de 20 mil pessoas no local.
O terceiro lançamento do projeto “Brasileirinha” aconteceu no dia 13 de dezembro. “Meu Mel” foi uma parceria entre Anitta e o trio Melim. A estratégia de divulgação da faixa envolveu os fãs da cantora, que desbloquearem conteúdos da música através de um site especial criado para a canção e incentivados a divulgar a hashtag #AnittaMelimMeuMel. Além dos conteúdos, Anitta também ressaltou a importância da preservação das abelhas para o ecossistema e disponibilizou receitas de mel vegano. “Até O Céu” foi a quarta faixa lançada por Anitta para o “Brasileirinha”. Nesse lançamento a poderosa levou a céu da orla carioca uma faixa anunciando o single que contou com a participação de Mc Cabelinho.
No dia 31 de janeiro, Anitta abriu o ano de 2020 com “Jogação”, uma parceria com Márcio Victor, do grupo Psirico. A música bebe do ritmo característico da Bahia e teve sua primeira apresentação ao vivo realizada no evento Ensaios da Anitta, no Rio de Janeiro. A apresentação deu origem ao clipe da canção, liberado no canal oficial de YouTube da cantora.
Fevereiro foi o mês de lançamento da parceria de Anitta, MC Lan, Major Lazer e co-produção do duo Tropkillaz em “Rave de Favela”. A faixa, que é uma mistura de eletro-funk-tribal, com ritmos de funk e sonoridades africanas ganhou clipe gravado nos EUA, Los Angeles com looks cheios de atitude e luzes coloridas que remetem o ambiente de uma rave.
Em julho, Anitta lançou “Tócame” em parceria com Arcángel & De La Ghetto. Os porto-riquenhos, que se juntaram à brasileira no reggaeton, possuem um legado significativo no gênero.
Setembro do mesmo ano marcou a divulgação do feat. entre a cantora e Cardi B, uma das mais conhecidas artistas do cenário musical mundial e vencedora do Grammy Awards. O videoclipe oficial de “Me Gusta”, que também contou com o rapper Myke Towers, soma mais de 140 milhões de visualizações no Youtube. O som reuniu várias referências, como pop, rap, reggaeton e funk. No final de 2020, veio a canção “Amor Real”, especialmente para o clima natalino e de réveillon.
O ano de 2021 começou o reggaeton “Loco”. Em seguida, um dos maiores lançamentos da carreira de Anitta: o single “Girl From Rio”, que entrou em rotação em abril. Com uma mistura de bossa nova com funk e pop, a cantora mostrou para o mundo as várias versões da cultura e realidade brasileiras. A garota do rio performou a música no programa “Jimmy Kimmel Live!”, um dos mais assistidos dos Estados Unidos, e no VMA (Video Music Awards), que reúne os maiores nomes da indústria musical global. Além disso, venceu o Prêmio Multishow de Música Brasileira nas categorias “Música do Ano” e “Clipe TVZ do Ano”. Mais tarde, em maio, a canção ganhou um remix com o rapper DaBaby.
Em junho, Anitta bombou nas paradas francesas com “Mon Soleil”, parceria com o cantor DADJU, e fez história ao entrar no TOP 10 das mais ouvidas no Spotify da França. No mesmo mês, divulgou “Un altro ballo”, em um feat. com o italiano Fred De Palma. Em “SexToU (Maloqueira Vem Jogando)”, compartilhada em julho, Anitta entregou um funk raiz e muita sensualidade ao lado de Rennan da Penha.
Em seguida, veio “Todo O Nada”, em parceria com Lunay, nome reconhecido na música latina. Ainda no meio do ano, a brasileira fez parte da canção “La Mamá de la Mamá” junto com El Alfa “El Jefe”, Busta Rhumes, Wisin, CJ e Cherry. O som foi indicado ao Premio Lo Nuestro na categoria “Canção do Ano (Pop Urbano Dance)”.
“Faking Love”, com a cantora norte-americana Saweetie, chegou em outubro. Com uma batida dançante, que mistura música pop com funk melody, as duas cantaram o sentimento de uma mulher que apenas fingia estar apaixonada e estava aliviada com o término da relação. Depois, na festiva “Quiero Rumba”, a brasileira colaborou com Dímelo Flow e Chimbala.
No mês seguinte, a Anitta divulgou “Envolver”, um reggaeton com videoclipe cheio de dança e sensualidade. A canção recebeu um remix com Justin Quiles no ano seguinte, em fevereiro. Ainda em 2021, a artista participou da trilha sonora do filme “Sing 2” com “Suéltate”, feat. Sam i, BIA e Jarina De Marco.
Em dezembro, o público conheceu “No Chão Novinha”, parceria de Anitta com o DJ e produtor Pedro Sampaio. O funk aguardado pelos fãs brasileiros contou com um videoclipe gravado em Belém, no Pará. A faixa já soma mais de 47 milhões de plays no Spotify.
O 2022 de Anitta começou com tudo com o lançamento de “Boys Don’t Cry” em janeiro. O single é 100% pop e foi produzido por um dos maiores nomes do ritmo no mundo, o sueco Max Martin – responsável por hits como “Baby One More Time” e “Blinding Lights”. O videoclipe é uma super produção com ‘mood terror’ recheada de referências cinematográficas. Entre os filmes que inspiraram o audiovisual, estão “Bettle Juice”, “Madrugada dos Mortos”, “Harry Potter” e “Titanic”.
“Boys Don’t Cry” rendeu a Anitta a melhor estreia solo da carreira no Spotify Global. Ela bateu seu próprio recorde e alcançou a 53º posição. Além disso, tornou-se a faixa da cantora com mais #1s no ITunes ao redor do planeta. A primeira performance do single foi no famoso talk show dos Estados Unidos “The Tonight Show”, apresentado por Jimmy Fallon. A canção chegou a ser a ocupar a 41º colocação na parada das músicas mais tocadas nas rádios norte-americanas.
Em fevereiro, se apresentou no Premio Lo Nuestro, que reúne os principais nomes da música latina, com “Envolver” e “No Chão Novinha”.
Em março, Anitta fez história e alcançou o topo das paradas mundiais. O single “Envolver” atingiu a primeira colocação entre as músicas mais ouvidas no planeta dentro do Spotify. Nenhum outro artista latino havia alcançado essa marca com uma canção solo. Em apenas 24h, o som chegou a ter mais de 6 milhões de plays. “Envolver” também rendeu outro recorde para a cantora: pela primeira vez em sua carreira, ficou no TOP 5 da Billboard Global, ranking que leva em conta mais de 200 territórios, incluindo os EUA. Além disso, “El Paso de Anitta”, parte da coreografia do videoclipe, viralizou no TikTok.
“Versions of Me”, quinto álbum de estúdio de Anitta, chegou em abril a todas as plataformas digitais. Primeiro lançamento da cantora pelo selo internacional Warner Records, o disco tem produção executiva assinada por Ryan Tedder, músico e produtor estadunidense que já trabalhou com cantoras como Beyoncé e Adele. Quinze faixas exploram as diversas mulheres e facetas que habitam a personalidade complexa da artista. Dentre as participações especiais presentes na tracklist, nomes como Cardi B, Khalid, Ty Dolla $ign e Saweetie, Kevin O Chris e Papatinho, além de vocais de Mr. Catra.
Vinte e quatro horas após seu lançamento, “Versions of Me” consolidou-se como a maior estreia de um artista brasileiro no Spotify Brasil! Além disso, o disco garantiu a melhor estreia de uma brasileira no iTunes norte-americano, debutando em 59°.
Em abril, a cantora estreou no Coachella, um dos maiores festivais de música do mundo, no palco principal. Em duas apresentações, ela levou as cores do Brasil para os Estados Unidos tanto em seu look quanto no cenário. Após a apresentação, foi exaltada por diversos veículos internacionais. Anitta fez história como a primeira artista solo brasileira no festival.
No dia 14 de maio, a carioca foi uma das atrações do evento Billboard MusicCon e estendeu sua participação no BBMAs não só pelo tapete vermelho, mas também apresentou um dos troféus.
No mesmo mês, a popstar anunciou sociedade com a empresa Fazenda do Futuro, especializada em carne plant-based. A foodtech é avaliada em R$ 2,2 bilhões e está em 30 países.
Em junho, Anitta participou do remix de “Dançarina”, hit de Pedro Sampaio que já a citava na versão original e continha um sample de “Menina Má”. MC Pedrinho, Dadju e Nicky Jam completaram o time. No mesmo mês, a cantora lançou “Tropa”, uma parceria com Luck Muzik para o Free Fire. No videoclipe, o público conhece “A Patroa”, a personagem que a artista ganhou no jogo online. Além disso, colaborou com Filipe Ret no trap “Tudo Nosso”.
No dia 21 de junho, Anitta iniciou em Ibiza a sua Euro Summer Tour 2022. A brasileira arrastou multidões por onde passou e foi destaque em eventos de grande porte como o Rock in Rio Lisboa, o Lollapalooza Estocolmo e o Lollapalooza Paris. Também passou por Dublin, Dinamarca, Holanda, Montreux e Milão.
Em julho, a carioca participou do single “La Loto” com Tini Stoessel e Becky G, alguns dos maiores nomes da música latina. Esteve também em “No Más”, um feat. com Murda Beatz, J Balvin, Pharrell e Quavo que rendeu o melhor desempenho no iTunes EUA na carreira da artista.
No dia 12 de julho, Anitta adicionou mais um feito inédito em sua coleção: recebeu um certificado do Guinness World Records, o livro mundial dos recordes, como a primeira artista latina, independente do gênero, a conquistar a primeira posição do Spotify Global com uma música solo. Em março, a brasileira fez história ao atingir o topo das canções mais ouvidas na parada com “Envolver”.
No final de julho, a cantora lançou a deo colônia íntima “Puzzy by Anitta”, em parceria com a CIMED. O produto foi pensado para perfumar regiões íntimas e, desta forma, proporcionar bem estar, empoderamento pessoal e qualidade de vida sexual, independente do gênero. A ideia veio da própria artista: ela era adepta da fragrância íntima fabricada por sua amiga, a empreendedora Marcela Guimarães, e decidiu viabilizar a produção de um novo produto em escala industrial ao lado dela. Não demorou muito para que as duas se associassem à Cimed, terceira maior indústria farmacêutica do país, nesta tarefa. São três fragrâncias diferentes, todas com nomes que fazem referência à carreira de Anitta – Se Envolver, Agátta e Preparada.
Anitta presenteou os fãs com três novos videoclipes em agosto: “Gata”, faixa já conhecida de seu mais recente álbum e as inéditas “El Que Espera” feat. Maluma e “Lobby” feat. Missy Elliott. As novas músicas fazem parte do Deluxe de “Versions of Me”. Compartilhada no dia 25, a versão estendida ainda conta com uma colaboração com A$AP FERG e HARV em “Practice” e “Yo No Se” com o brasileiro L7NNON e o dominicano Maffio, além do hit “Dançarina Remix”, feat. com Pedro Sampaio, MC Pedrinho, Nicky Jam e Dadju.
Escrevendo seu nome na história mais uma vez, Anitta venceu o prêmio de melhor clipe de música latina com “Envolver”, no VMA (Video Music Awards), premiação da MTV americana que figura como uma das mais importantes do mundo da arte. Foi a primeira vez que um artista brasileiro ganhou o troféu e fez uma apresentação solo no palco principal do evento. Entre seus concorrentes estavam nomes como Bad Bunny, que levou o prêmio de artista do ano, Daddy Yankee e J Balvin.
Hoje Anitta tem mais de 16,8 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e seus vídeos acumulam mais de 4,6 bilhões de views. Além disso, é a primeira personalidade brasileira a receber um filtro no Instagram, rede social onde já acumula mais de 63 milhões de seguidores. No Facebook, totaliza 16 milhões de curtidas e tem mais de 18 milhões de seguidores no Twitter.