Skip links

“Used To Be”: De noiva, Anitta finaliza trilogia de funk em clima romântico

Depois de “Funk Rave” e “Casi Casi”, produção chega para concluir bundle visual da cantora

Amor, aventura e muito funk. São esses os ingredientes selecionados por Anitta para compor o videoclipe de “Used to Be”, que ganha o mundo ao meio-dia desta quinta-feira (24). Parte do bundle “Funk Generation: A Favela Love Story”, o vídeo chega para concluir a trilogia de audiovisuais do projeto, que é composto por três faixas e nos apresenta uma amostra do próximo álbum da cantora. 

Funk melody que remonta aos primeiros hits da artista, como “Meiga e Abusada”, “Used To Be” tem produção musical assinada pelo DJ Gabriel do Borel – responsável pelas três músicas do novo trabalho – além de replicar a parceria com Márcio Arantes. A girl from Rio conta ainda com o sueco ILYA, conhecido por sucessos como “Unholy” (Sam Smith feat. Kim Petras) e “Problem” (Ariana Grande).

“Adoro esse clipe. É fofo, engraçado e divertido, além de mostrar um lado mais apaixonado meu”, comemora a cantora, que assina a direção criativa do audiovisual. “Gosto muito da forma com que o vídeo conclui super bem a trilogia, mas também funciona por si só. Tá lindo!”. 

Continuação direta de “Casi Casi”, o videoclipe de “Used to Be” foi gravado na comunidade da Vila Cascatinha, na zona oeste do Rio de Janeiro, no decorrer de um dia inteiro. Um pedido de casamento dá o start da história, durante um almoço de Anitta com o interesse romântico que conhecemos em “Funk Rave”. Apaixonada, ela aceita. Mas o casório é interrompido por um sequestro, arquitetado pelos admiradores enciumados da artista. Ainda vestida de noiva, ela precisa se desdobrar para fugir do cativeiro e correr atrás de seu final feliz.

Produtor executivo do projeto, Felipe Britto dá mais curiosidades da megaprodução: “Pensamos  em cada detalhe neste clipe, pois seria o encerramento de uma história de amor. Na primeira cena do ‘sequestro’, por exemplo, aconteceu algo bem inusitado: todos os presentes na igreja, inclusive a Anitta, realmente se assustaram com a entrada dos ex-namorados. Acabamos usando este primeiro susto no corte oficial”, ele recorda. 

No figurino, o clima de romance característico do videoclipe se dá por cores mais suaves e signos do universo amoroso, afirma o stylist Daniel Ueda – responsável pela moda de todo o bundle. “‘Used to Be’ é uma reviravolta da história, em que Anitta quer casar e se tornar uma menina ‘comportada’. Depois de ‘Casi Casi’, que tem muito mais pele à mostra, aqui ela surge mais fluida, com vários babados, tons de rosa, lilás e off-white”, ele expõe.

Um dos grandes destaques do audiovisual, o vestido de noiva usado por Anitta nas cenas do casamento e do sequestro foi feito à muitas mãos. “Ela já tinha uma ideia da cabeça, eu fiz os croquis e, junto com o Andre Betio, fomos construindo”, explica Ueda, referindo-se ao estilista que já assinou looks para Gisele Bündchen. 

Daniel revela ainda que o apreço pelos estilistas brasileiros e pelo upcycling (técnica de transformação de roupas e tecidos antigos em novas peças), muito marcante nos dois primeiros vídeos da série, é reforçado aqui. 

O lançamento de “Funk Generation: A Favela Love Story” chega logo após o anúncio de que “Funk Rave”, seu single abre-alas, rendeu uma segunda indicação da carioca ao MTV Video Music Awards (VMA). Ela concorre, ao lado de nomes como Bad Bunny e Shakira, na categoria Best Latin – a mesma vencida por ela em 2022, com “Envolver”. 

 

FICHA TÉCNICA – USED TO BE (VIDEOCLIPE)

Produced by GINGA PICTURES

Creative Director: Anitta and Marcelo Jarosz

Directed by Ricardo Souza 

Executive Producer: Felipe Britto

Producer: Mel Chapaval Lebensztajn

Asst Executive Producer: Bernie Walbenny

Director of Photography: Miguel Vassy

Production Designer: Zé Luca

 

Line Producer: Tim Maia

Anitta’s Stylist: Daniel Ueda

Anitta’s Hair and Make Up Artist: Henrique Martins

 

1AD: Matheus Faria

2AD: Filipe Leon

3AD: Ariel Lebensztajn

 

Production Supervisor: Talita Cassiano

Transport Coordinator: Bruna Las Casas

1st PA: Gabriela Viviani

2nd PA: Natalia Costa

Location Manager: Pica Pau do Sul

Platô: Felipe Cobete

Ass. Platô: Leonardo de Oliveira, Key, Moacir de Souza, Felippe menezes, Anderson Skinny e Lucas Ferreira

Casting: iCast

Extras Casting: Case

Choreographer: Amanda Araujo

Ballet:  Ana Livia, Giulia Valle. 

Stand-in Anitta: Andressa Melo

Invited Cast: Yuri Meirelles, Kikito.

Extras: Agattha Oliveira, Belinha, Bete Sabbo, Bruno Bergani, Carmon Cardoso, Ed Edson, Edson Vitoriano, Eduardo Paes, Erick Taollie, Evaldo Paiva, Fernanda Ketlen, Gabi Peranzeta, Gabriela Lacerda, Helio Galindo, Iohan, Jacira Pastor, Jade Cardozo, José Jorge, Julia de Oliveira, Karolly, Lais Brasil, Leonardo Santos,  Lorran Solis, Lucas, Marcello Padilha, Marcia Paiva, Marco Costa, Marlene Freitas, Matheus Voltes, Milla de Paula, Renan Soares, Ricardo Gomes, Rodolfo Freund, Ronie Patrinife, Ruben Castorino, Stella Manzoni, Vanie Tato, Vinicius Cardozo, Well Prince, Wesley Moulin.

 

Art Coordinator: Maria França

Prop Master: Roberta Costa

Art Director: Luiz Carlos Costa

Art assistant: Francine Albernaz

Set Dresser: Ronald da Silva, Thiago do Nascimento, Vinícius Palhares

Painter: Miguel Basílio da Silva

Adhesive: Wallace dos Santos, Marcio Barbosa

Cenotechnic: Clodoaldo Bernardo

Graphic Designer: Guiga Almada

VFX: Marcelo Couto

VFX Asst: Luciano Freire, Leandro Ennes, Raimundo Souto, Rodrigo de Oliveira

 

Director of Photography (2nd Unit): Pedro Viana

1AC: Caique Barboza

2AC: Maria Luiza Abreu

1AC (2nd Unit):  Uerlem Queiroz

Logger: João França, Rafaella Arcuschin

VTR: Guilherme Medeiros

BTS (video): Patrick Marinho, Bernie Walbenny, Brunini

BTS (photos): Ricardo Brunini

Sound Mixer: Igor Leite Araújo

In-ear: Teleponto (Telson Pereira)

 

Gaffer: Vitinho

BB Electric: Jorge Sena

Electric: Thales Maciel, Roberto de Lima (Coelho), Alexandre Rabello (Xandinho), Marcio Laureano, Luciano Martins

Key Grip: Hallfmam

BB Grip: Jamilson Lima Dos santos

Grip: Douglas Macario, Jonatas de Melo, Julio dos Santos, Wiliam Aquino

 

Stylist: Bella Cardoso

Wardrobe Asst: Carolina Bittencourt

Wardrobe Asst: Thiago José Bastos, Juliana Ribeiro, Mariany Miguel 

Ass. Stylist Ueda: Hugo Machado, Bruna Cidade, Camila Moutinho, Marcelo Felippe

Wardrobe Asst: Salvadora, Eliana Ruth, Marenice Candido, Laura Lima

Make Up Artist Cast: Ana França

Ass. Make Up Artist Cast: Carlindo Mamedes, Maurilio Gomes, Wagner Resende

Hair: Andréia Jovito

Ass. Make Up Artist Anitta: Ricardo Leal, Melissa Tostes

Nails: Mayra Pinto

 

Camera Equipment: Trovão

G&E Gear: All Cine, The Best, Naymovie, Roblis, 

Production Supplies: ETC Locações, Di Tudo

Catering: Set Refeições

Operational Support: BodyGuard

Generator: Translig Geradores

 

Post Production: BTFLY Coletivo

Editor: Allex Deracco

Asst Editor: Phillipe Cunha

Post Production Coordinator: Jumair Carvalho

 

FICHA TÉCNICA – USED TO BE (MÚSICA)
Composição: Larissa De Macedo Machado, Savan Kotecha, Melony Nathalie Redondo, Rami Yacoub, Dj Gabriel do Borel, ILYA Salmanzadeh, Márcio Arantes

Produção musical: Dj Gabriel do Borel, ILYA, Márcio Arantes
Mixagem: Serban Ghenea em MixStar Studios
Assistente de mixagem: Bryce Bordone
Masterização: Randy Merrill em Sterling Sound

Gravação por: Ilya Salmanzadeh em MXM Studios

A&R: Wendy Goldstein, Warren Hatch, Aldo Gonzalez, Duarte Figueira 


Participam da faixa:

Anitta: Vocais
DJ Gabriel do Borel: backing vocal, baixo, percussão, teclado, arranjos de teclado, programação
ILYA: backing vocal, baixo, percussão, teclado, arranjos de teclado, programação
Wendy Goldstein: backing vocal
Savan Kotecha: backing vocal
Rami Yacoub: backing vocal
Melony Nathalie Redondo: backing vocal
Márcio Arantes: backing vocal, baixo, percussão, teclado, arranjos de teclado, programação

 




 

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência.