
Bio – Luana Génot
Nascida no Rio de Janeiro, Luana Génot é empresária, escritora e apresentadora. É fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil, o ID_BR, conhecido por seu trabalho no combate à desigualdade racial no país nos pilares de empregabilidade, educação e engajamento. Através da Campanha Sim à Igualdade Racial, apoia empresas, organizações e escolas a desenvolverem ações afirmativas e de educação antirracista para acelerar a inclusão de pessoas negras e indígenas no mercado de trabalho em cargos de liderança. Está à frente do programa Sexta Black, do GNT, e é jurada fixa do reality show empresarial Ideias à Venda, da Netflix.
Mãe da Alice, a carioca também atua como colunista no jornal O Globo e é autora dos livros “Mais Forte – Entre Lutas e Conquistas” (2021) e “Sim à Igualdade Racial: raça e mercado de trabalho”, finalista do Prêmio Jabuti 2020. Luana faz parte da Rede de Líderes Responsáveis da BMW Foundation e da Rede de Jovens Líderes do Fórum Econômico Mundial.
O ID_BR alcança mais de 200 mil colaboradores nas empresas que participam da jornada do selo Sim à Igualdade Racial, no Pilar de Empregabilidade. No Pilar de Educação, desenvolvem programas como o desenvolvimento de lideranças negras e indígenas e também o “Projeto professores pelo Sim à Igualdade Racial”, visando fortalecer práticas pedagógicas e bibliografias antirracistas nas escolas. No Pilar de Engajamento, organiza anualmente campanhas de sensibilização e eventos como o prêmio “Sim à Igualdade Racial”, que é transmitido pelo Multishow e cujo objetivo é reconhecer os principais nomes e instituições que atuam em prol da igualdade racial no Brasil. O programa está entre os mais vistos da PayTv.
E também o Fórum Sim à Igualdade Racial, que reúne um conjunto de profissionais negros e tem como objetivo a discussão de temáticas relacionadas com a diversidade étnico-racial no mercado laboral e no mundo empresarial.
Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC-RIO, especializou-se na área de raça, etnia e mídia na University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Nesse período, atuou como voluntária na segunda campanha presidencial de Barack Obama e, em Chicago, teve a oportunidade de trabalhar na agência Burrell Communications – focada no público afro-americano. Além disso, é mestre em Relações Étnico-Raciais pelo Cefet-RJ e possui pós-graduação em Marketing pelo IED Rio.