Skip links

OXA CANTA SOBRE A ARTE COMO FORMA DE RESISTÊNCIA EM NOVO SINGLE

Reunindo ícones da cena drag, a artista celebra o bate-cabelo em lançamento no dia 20

A cantora queer OXA compartilha a música “Bate Cabelo Pela Paz” nesta sexta-feira (20). O áudio será liberado no primeiro minuto do dia e o videoclipe, às 12h. O título da canção já é reflexo de um dos temas da faixa: o bate-cabelo, movimento que surgiu no Brasil e é referência da cultura drag em todo o mundo. Ícones desse estilo de performance, Marcia Pantera, Danny Cowltt, Natasha Princess e Stripperella fazem participações especiais no audiovisual. A produção incorpora elementos de funk, house music e eletrônico experimental, numa mistura pop assinada por HITMAKER, colaboradores de Anitta e Luísa Sonza. 

“Bate o cabelo, bate, bate pela paz / Bate o cabelo, bate, mostra como faz”, canta o refrão. “A letra tem um peso muito grande e quero que o Brasil conheça ainda mais essa cultura e que ela nunca morra”, afirma OXA. O conceito do projeto mostra o fazer artístico como forma de resistir e combater as injustiças. “Quero deixar claro que todos nós, enquanto artistas brasileiros, temos o dever de nos posicionar e combater toda forma que expresse o ódio ou intolerância pela arte”, completa.  Outros lançamentos da cantora também trazem pautas de resistência e sobre isso ela explica: “Nem todas as minhas músicas vou falar do mesmo assunto, mas acredito que a minha imagem e arte são uma forma de representatividade para a nova geração”.

O bate-cabelo, homenageado na faixa, começou no Brasil, na década de 80, com Marcia Pantera, que inventou o estilo com inspiração nos roqueiros, que rodam seus cabelos longos no ritmo das guitarras. O ato virou um símbolo da causa LGBTQIAP+ e é repetido por drag queens de todo o mundo. A performance é considerada o momento mais esperado das apresentações dessas artistas, que rodam a cabeça em todas as direções de forma frenética e os cabelos ficam suspensos no ar de um lado para o outro. Exaltar esse marco tão relevante para a comunidade é estimular o conhecimento e o respeito. “Eu, quando era mais nova, não tive a oportunidade de conhecer ou vivenciar tudo o que estamos conhecendo e aprendendo nesta nova geração”, discorre OXA.

“Esse videoclipe é sobre uma cultura brasileira, alguns clipes americanos tem um pouco de bate-cabelo, mas não tanto quanto no Brasil”, aponta Marcia Pantera. “A importância é nossa arte ganhar o mundo”, completa. “O bate-cabelo moveu e move a história no cenário cultural LGBT, logo isso é muito importante. Levar essa arte para mais e mais pessoas é definitivamente o meu intuito como artista periférica”, comenta Natasha Princess. Striperella, por sua vez, conta: “É uma resistência  da arte que vem de anos pra mim, uma cultura nossa que aos poucos o mundo está conhecendo. É força, atitude e muita brasilidade”.

“A música vem com um beat totalmente dançante, escrevi a canção em poucas horas depois de uma brincadeira com amigos em casa”, revela a cantora sobre o processo criativo. “Procuramos uma musicalidade dançante, com uma energia pop fantástica. Daí surge a ideia de criar um “riff” de voz marcante (ba-te, ba-te, ba-te te bate cabelo be-lo) que regesse a canção inteira juntamente com um Synth Bass marcante”, esclarecem os produtores HITMAKER. O som surpreende o ouvinte ao se transformar no final. “Foi um pedido da artista e que topamos na hora. O beat muda pra um outro mood e deixa o single mais imerso ainda. Impossível não bater cabelo com esse especial”, comemoram. Entre as referências, citam:  “Whip My Hair”, do Julliëx; “WTP”, de Teyana Taylor em remix de Zookëper; “In da Guetto”, por J Balvin e Skrillex; e Black Eyed Peas.

O clipe conta com uma coreografia que promete ser chiclete, desenvolvida pela própria cantora e por Rafael Portela: “Fizemos tudo bem simples pra todes possam fazer a dança”, ela entrega. Para tanto, fundamental serão, claro, as madeixas: “Queria retratar cada cultura de cabelo, mas no final escolhemos um número suficiente para deixar o clipe bem colorido e rico na diversidade”, adianta. “O fashion é baseado nas artistas que me inspiraram a fazer a música: Marcia Pantera, Danny Cowltt, Natasha Princess, Stripperella e muitas outras do movimento”, celebra.

OXA é uma cantora e dançarina brasileira que há anos reside na Europa. Sente-se confortável com os pronomes ele/ela/deles/delas e se considera integrante da comunidade queer, possuindo um gênero fluido. Viralizou mundialmente após performar “Born This Way”, de Lady Gaga, no The Voice da Alemanha, no qual chegou até as semifinais. Em seu currículo, possui famosos musicais e já dançou no palco com Jennifer Lopez por quatro meses em sua residência em Las Vegas. Além disso, teve uma música no EUROVISION, uma das maiores competições de música no planeta.

FICHA TÉCNICA – MÚSICA:

Duração: 2:22

Produção musical: HITMAKER

Compositores: OXA 

Voz: OXA

FICHA TÉCNICA VIDEOCLIPE:

Direção e Filmagem: Adrian Taubenheim  

1º Ass. de Direção: OXA

Produção: Kostantin e Benet Monteiro

Maquiagem: Lukas Delish

Edição: Lummi Art

Fotografia: Konstantin

Figurinos: Lucas Furtado

Cabelo: Lucas Furtado

Coreografia: Rafael Portela e OXA

Videomaker:  Luiz Philip Guimarães

Dançarinos: Álef Gabriel R., Alessandra Barroso, Iago Azevedo, Gabriel Silva, Karina de Oliveira, Luiz Gonzaga, Lucas Emanuel Freitas, Maria Clara Benevides,  Maria Eduarda Cabral, Natalia Lima e Rodrigo Roxo.

Participação especial: Danny Cowltt, Marcia Pantera, Natasha Princess e stripperella.

Realização e Produção: OXA PRODUÇÔES

LETRA

Bate Cabelo Pela Paz 

 

Eita menine cê tá duro de entender 

Bota a mãozinha na cabeça e vai, desce que desce que desce…

É uma dancinha fácil, presta atenção 

Bate o cabelo o dia inteiro e rebola até o chão

 

2X

Bate cabelo pela paz

Bate cabelo pela paz 

De um lado pro outro 

Pra frente pra trás 

Bate cabelo pela paz 

 

A turma da escola, gueto da rua tá sabendo,

Que disputa acirrada esse povo tá fazendo

É tombé pade burre, double tour strike pose

Menine o dorflex tá reinando pode crer 

 

2X

Bate cabelo pela paz

Bate cabelo pela paz 

De um lado pro outro 

Pra frente pra traz 

Bate cabelo pela paz 

 

Whip whip whip your hair 

Whip whip whip your hair 

Whip whip, move in the air

 

Bate o cabelo, bate, bate pela paz

Bate o cabelo, bate, mostra como faz

Bate o cabelo, bate, bate pela paz

Bate o cabelo, bate, mostra como faz

 

Bate cabelo pela paz 

Bate cabelo pela paz 

De um lado pro outro 

Pra frente pra traz 

Bate cabelo pela paz 

 

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência.