
Bio – OXA
OXA é uma cantora e dançarina brasileira, nascida no interior do estado de São Paulo, que há anos reside na Europa. Cada letra de seu nome tem um significado importante: “O” representa tudo que existe na energia masculina na natureza, “A”, na feminina, e “X” retrata sua alma/corpo transitando por essas energias.
A artista pop se sente confortável com os pronomes ele/ela/deles/delas e se considera integrante da comunidade queer, possuindo um gênero fluido. “Eu não escolhi o nome OXA, na verdade OXA sempre foi parte de mim, uma força que eu não tinha o entendimento sobre, mas que me ajudou a conseguir realizar minhas metas e sonhos”, conta.
A paixão pelo canto e dança começou cedo, aos 14 anos venceu seu primeiro concurso de música em sua cidade. O primeiro grande sucesso veio com a participação na competição “Q’Viva – O Escolhido”, que tinha como prêmio dividir o palco com a estrela global Jennifer Lopez. Dentre os mais de 40 mil candidatos, OXA foi a vencedora do concurso, participando da turnê da cantora norte-americana em Las Vegas.
Mudou-se para Hamburgo, na Alemanha, em 2015, para estar no palco do musical “Tarzan”, seguido por “Rei Leão” e o papel principal como Lola em “Kinky Boots”. Também integrou “West Side Story”. Sobre a migração para o continente europeu, relembra sua participação em “Tarzan”: “Fui com intenção de conseguir uma posição no musical tão disputado. Uma semana de audição, com mais de 150 bailarinos e coreografia com muitos voos perigosos, para cinco vagas no elenco”.
Em 2019, realizou uma audição para o reality musical “The Voice of Germany”, uma plataforma de alcance mundial. Suas apresentações marcantes, combinadas com seu carisma, fizeram o público se apaixonar. OXA chegou às semifinais da competição. Os vídeos de seus shows no programa ultrapassam 14 milhões de visualizações no Youtube.
O momento mais emocionante dessa trajetória na televisão foi quando performou “Born This Way”, de Lady Gaga. “Um grande aprendizado e uma benção”, define. “Foi ali onde comecei a entender meu propósito na arte: trazer música boa para “todes” sem agredir ninguém e com mensagens lindas para levantar o público”, completa.
Em 2020, compôs a canção “El Diablo”, com a qual representou o Brasil no EUROVISION, umas das maiores competições musicais do mundo. Desde então, vem construindo e defendendo a comunidade LGBTQIA+ com suas músicas e performances. OXA acredita no poder que a música tem para a construção de pensamento crítico e político para um futuro mais leve e respeitoso.
Seu lançamento mais recente é o single “Bate Cabelo Pela Paz”, que ganhou um videoclipe que homenageia justamente a cultura drag queen do bate-cabelo, que envolve muita resistência e representatividade. A criadora do movimento, Marcia Pantera, participou do audiovisual. Danny Cowltt, Natasha Princess e Stripperella, ícones da cena, também marcaram presença.
Anteriormente, divulgou a música “Não Tenta”. No ritmo do funk, a letra traz uma mensagem de autoestima, autoconfiança, resiliência e superação. A produção da faixa tem assinatura dos produtores HITMAKER, que já trabalharam com grandes nomes como Anitta, Luísa Sonza e Ludmilla.
OXA possui mais três canções divulgadas: “BIXA”, “It’s Okay” e “Amor com Você”. Além disso, fez parcerias com artistas internacionais e nacionais.
“Atualmente integro o musical de “Tina Turner”, na Alemanha, com a empresa Stage Entertainment”, explica. Entre os projetos para 2022, está o musical “Moulin Rouge”. Sobre a peça, Oxa comemora: “São 3 mulheres e uma queer, muito feliz e honrada em poder abrir espaço para “outres” virem e seguir uma carreira musical”.
A artista possui uma agenda na Europa com musicais e shows, mas não se esquece do público brasileiro e promete novidades com o lançamento do seu primeiro EP.