
Alane Dias usa look feito de sementes de açaí em primeiro ensaio na Sapucaí
Produção da musa da Grande Rio para o evento deste sábado (8) é totalmente artesanal
Uma das frutas mais tradicionais do Pará, o açaí ganhou protagonismo no look escolhido por Alane Dias para o ensaio da Acadêmicos do Grande Rio deste sábado (8). A atriz e influenciadora apostou em um cropped estruturado e uma microssaia totalmente artesanais, feitos da semente do fruto. A flor vermelha, adotada pela artista como um amuleto no pré-Carnaval, esteve presente no visual como um corsage, presa em seu pulso esquerdo.
“O açaí é uma marca da minha terra. O Pará é o estado que mais exporta açaí no mundo. A gente consome o açaí ‘do grosso’, diferente das outras regiões do país, então é algo muito singular da cultura paraense. É uma verdadeira joia da Amazônia que fiz questão de representar na minha primeira passagem pela Sapucaí”, diz Alane Dias.
Todo o material usado na produção foi coletado e tratado pela stylist Aline Dias e pelo designer Philipe Égon. A dupla recolheu as sementes descartadas dos estabelecimentos que comercializam a polpa do açaí nas ruas de Belém. Aline conta como foi o processo de confecção do figurino.
“As sementes podem ser lapidadas, virando uma espécie de conta para ser usada em artesanato, bolsas e acessórios. Normalmente, elas são descartadas em sacos na frente das lojas. Como nossa ideia era confeccionar todo o look de forma bem artesanal, fomos pessoalmente pegar o material, lavamos, fizemos os furos para passar a linha e, como as sementes têm uma tonalidade bege, tingimos para ficar na cor do açaí batido”, explica.
Esta será a primeira vez de Alane no Carnaval do Rio. A artista vai atravessar o sambódromo como musa da Grande Rio, agremiação que vai exaltar as tradições do Pará com o samba-enredo “Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”.